logo

Como ajudar o médico a ajudar você

O que se espera de um médico durante uma consulta? Certamente, ética, domínio de sua profissão e, principalmente, que trate com respeito todo paciente que lhe procurar. E mais, que ele seja sincero, atencioso, educado, simpático e cortês; e o mesmo vale para a sua secretária. Espera-se, ainda, que o consultório seja limpo, organizado, confortável e que não ocorram grandes atrasos na agenda, bem como não ocorram constantes cancelamentos de consulta, por falha no agendamento ou por falta do médico. Enfim, muito se espera do médico.

Foto Médico e Paciente

Mas, o que se espera de um paciente? Afinal, em qualquer relaçionamento todos têm direitos e deveres e, certamente, na relação médico-paciente não é diferente, pois somente assim essa relação será agradável e bem sucedida. E você, paciente, ao cumprir com a tua parte ajudará o médico a te ajudar.

Quer saber como ajudar o médico a ajudar você? Simples, pergunte ao seu médico o que ele espera de você durante a consulta!

Sua resposta será, certamente, que você confie nele e siga todas as orientações dadas, pois ele se preparou para cuidar de pessoas que possuem o problema que você tem, tratando-o ou encaminhando-o a outro profissional especializado. Que você relate a ele apenas as informações relevantes e que de fato contribuam para o correto diagnóstico de sua doença, pois não se esqueça de que há outros pacientes aguardando atendimento e que esperam ser atendidos também sem atraso. E, ainda, que você não saia da consulta com dúvidas e solicite a ele melhor explicação para aquilo que não ficou bem claro. Que você seja, também, sincero, atencioso, cortês, educado e que você colabore para manter o local limpo e organizado, o qual foi preparado para tornar a sua consulta mais agradável. Que você compareça, sem atraso, à consulta agendada, afinal, ao marcar a consulta, você ocupou uma vaga que outro paciente, talvez mais enfermo que você, ocuparia. Houve um imprevisto e você não poderá comparecer à consulta? Entre em contato com a secretária, imediatamente, para reagendar a consulta para um outro dia.

Há paciente que antes de comparecer a uma consulta com seu médico faz uma pré-consulta com o Dr. Google. Aquele da Internet! Esse paciente chega diante do médico com o seu diagnóstico pronto. Em outras palavras, o paciente diz que em minutos aprendeu tudo o que ele, médico, aprendeu durante seis anos de graduação e, pelo menos, mais dois anos de especialização. Ou seja, este paciente espera apenas que o médico utilize o carimbo e o receituário para receitar remédios, solicitar exames e dar atestado médico. Simples, assim! Certamente, não é isso que um médico espera de um paciente. O que o médico espera de um paciente é que este lhe diga o que ele sente, ou seja, quais são os seus sintomas.

Por último, antes de escolher um médico procure obter informações sobre o mesmo, converse com pessoas que já foram atendidas por ele, consulte o registro deste medico junto ao Conselho Regional de Medicina do respectivo estado (CREMERJ - no caso do Rio de Janeiro) ou junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM).

Boa consulta!